Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Invasão dos Especialistas

A grande febre do marketing hoje são as mídias e as redes sociais e isso não podemos negar. Com isso surgem inúmeros eventos do gênero, uns bem planejados e com convidados com know-how e expertise de mercado enquanto outros deixam muito a desejar.

Fóruns, simpósios, mesas-redondas, palestras, cursos, enfim, uma porrada de pessoas que se dizem especialistas e que prometem ensinar a “fórmula mágica” de como ganhar milhões de seguidoes, como deixar seu site no topo do Google, o verdadeiro manual do "acredite, funcionou comigo".

O que muitos na verdade esquecem é que todo esse boom de Twitter, Facebook, e afins é muito recente. Há 2 anos atrás as pessoas usavam essas ferramentas apenas para se conectar com os amigos, principalmente aqui no Brasil, onde muitos empresários ainda resistem e insistem que Internet é lugar de desocupado (então eu sou um mega desocupado, dedico mais de 10hs diárias na frente do PC, netbook e smartphone).

Claro, eu sei, esses empresário são loucos e se não acordarem logo, vão ficar como retardatários.

Mas o que quero dizer é que tudo é muito novo e muito perigoso também. Não existe fórmula mágica. O que todos que se dizem especialistas, deveriam saber, é que tudo deve ser colaborativo, acessível e mutável. Sim a Internet é mutável, para quem ainda insiste em dizer que não. O que precisamos mesmo é estudar mais, discutir mais, formar mais grupos de discussões, organizar pequenas reuniões informais com nossos parceiros e pesquisar muito, mas muito mais.

Blogueiros nem sempre são profissionais. E profissionais de marketing nem sempre são blogueiros. Não confundam usuário com analista, nem estrelas do Twitter com especialistas. Cuidado, isso é uma faca de dois gumes, extremamente afiados.

Não existe verdade absoluta na web 2.0 e nem tampouco na, que muitos já dizem por aí, web 3.0. 
Antes de saírem por aí alegando ser especialista e criando eventos sem pessoas verdadeiramente capacitadas e com experiência mercadológica, por favor senhores, pesquisem o mercado-alvo, o público-alvo, e antes de tudo, sejam colaborativos. Existem muito mais pessoas capacitadas do que muitos que se dizem ser.

Lembrem-se da premissa que a web de hoje é 100% colaborativa e inovadora. Nunca esqueçam disso.


Daniel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário